Professor tira mil na redação do Enem e dá dicas de como alcançar a nota máxima

O professor Murillo Antônio Rodrigues, de 31 anos, alcançou a nota mil na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), de 2023. Ao g1, Murillo contou que tudo começou como um desafio dos alunos dele e explicou quais os métodos aplicados por ele para conseguir a nota máxima na prova.

“O que eu ensino na aula, realmente, é o que pode gerar uma nota mil na redação”, afirmou o professor.

Veja três dicas do professor para se preparar bem e tirar nota mil na redação do Enem:

Hábito de escrita

Repertório próprio

Não uso da Inteligência Artificial

Murillo é professor de redação há mais de 10 anos e dá aulas em três escolas particulares, uma em Goiânia e duas em Anápolis, a 59 km da capital. Ele tem um canal no YouTube onde debate a estrutura do texto e ensina como escrever uma redação dissertativa-argumentativa, exigida no Enem.

O professor conta que realiza o Enem com o objetivo de entender o que os estudantes passam e, com isso, melhorar os métodos das aulas. Em 2019, uma das alunas dele conseguiu a nota mil e, a partir disso, Murillo foi desafiado pelos alunos e se dedicou a também alcançar a nota máxima na redação.

“Nós brincamos que o aluno superou o mestre, então eu prometi que conseguiria e saiu este ano”, comemora.

Murillo afirma que a nota máxima foi uma conquista para ele e para os alunos, que, segundo o professor, puderam ter certeza que os métodos ensinados nas aulas podem ser aplicados na redação para conseguir a nota mil. “Um exemplo concreto ajuda os alunos a se engajar mais nas aulas”, afirma.

Questionado sobre essas técnicas para tirar nota mil na redação do Enem, primeiro, o professor reforça que a prova é difícil e que não existem fórmulas mágicas. “Os alunos têm muito acesso à internet, onde há caminhos fáceis para alcançar uma nota boa, mas essas soluções não existem”, afirma.

Murillo afirma ainda que, nos últimos dez anos, as provas do Enem estão cada vez mais difíceis. “Hoje, o Enem exige muito mais do aluno. Exige argumentos com mais profundidade, o que era diferente há 10 anos”, analisa.

Por fim, o professor afirma que é fundamental manter a calma e ler os textos motivadores presentes na prova com atenção. “O tema assusta, mas os textos trazem caminhos argumentativos que podem ser usados”, afirma. Murillo diz que foi isso o que ele fez para conseguir a nota máxima na redação.

G1 GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui