Operação resgata homem em situação desumana e prende irmão responsável por abandono

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento a Pessoa com Deficiência de Goiânia (DEAPD) prendeu, no dia 10 de outubro, durante a operação Cães de Rua, no Residencial Veredas dos Buritis, em Goiânia, um homem de 32 anos de idade, por maus-tratos impingidos ao seu irmão, de 30 anos, acometido de autismo severo.

A deflagração da operação se deu logo após a especializada tomar conhecimento, através de notícia crime anônima, o irmão mais novo estaria abandonado pelo único parente, em uma casa sem condições de habitação. Ainda na notícia apócrifa constava a informação de que a vítima ficava até três dias consecutivos abandonado, sem comer, beber água e sem qualquer vestimenta. Conforme as informações, a vitima já chegou a ficar mais de 20 dias sem tomar banho e alimentava-se com a ajuda de vizinhos.

Apurou-se que a genitora da vítima e do autor veio a óbito há pouco tempo e seu corpo ficou mais de cinco dias no interior da casa sobre a mesma cama em que o filho autista dormia. Somente com o auxilio de um dos vizinhos, que percebeu o forte odor exalado da casa, que a morte da idosa foi percebida. Desde então, o irmão mais jovem passou a ter uma vida parecida com cães de rua, alimentando-se inclusive das próprias fezes.

Os agentes de polícia da DEAI/DEAPD compareceram no local e encontraram a vítima em completo abandono, nua, sem qualquer tipo de alimentação, sem energia e água, em local sujo e com forte odor de fezes humanas, as quais estavam espalhadas pela casa. Não havia lençóis ou roupas limpas. “A casa não remetia a um lar, mas a um verdadeiro cativeiro”, conta o delegado Alexandre Bruno.

A vítima, por todos os sofrimento perpassados, estava completamente incomunicável, não conseguindo verbalizar com a equipe de policiais. Em entrevistas, os vizinhos foram uníssonos em dizer que era comum gritos da vítima que sempre ficava sozinho em casa. Quando algum vizinho não levava comida para a vítima, ela se alimentava apenas de mangas verdes de uma mangueira situada no quintal da residência, ou com as próprias fezes.

Foi realizada campana nas proximidades até a localização do autor e sua prisão. Ele possui várias passagens por tráfico de drogas e associação criminosa. A vítima foi encaminhada pelo SAMU para atendimento médico.