Polícia Civil de Goiás prende líder de associação criminosa especializada em furtos de cargas e falsificação documental, em MG

A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais, com o apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, prendeu ontem (2), em Uberaba, cidade do Triângulo Mineiro, Ranieri Destro Balbino, identificado como o principal líder de uma sofisticada rede criminosa especializada em furtos qualificados, na modalidade desvio de cargas, e em falsificação documental. A prisão aconteceu no âmbito da Operação Clausura. O co-líder do grupo, Max Donizetti de Sousa, permanece foragido.

Sob a liderança dos investigados, a associação criminosa utilizava aplicativos de mensagens para se comunicar com as vítimas, fingindo ser motoristas responsáveis pelos fretes. Após ganhar a confiança delas, subtraiam as cargas sob a fachada de transportes legítimos e forjavam boletins de ocorrência para justificar a não entrega das cargas em seus destinos finais.

As investigações revelaram que a associação criminosa operava há vários anos, causando prejuízos econômicos significativos e abalando a ordem pública, especialmente nos municípios localizados na divisa entre os estados de Goiás e Minas Gerais.

A Operação Clausura marca o desfecho das investigações, resultando no indiciamento de Max Donizetti , Ranieri Destro e outros quatro investigados pelos  crimes de furto qualificado, associação criminosa , falsidade ideológica, entre outras fraudes documentais .

Conforme a Portaria nº 547/2021-DGPC, a divulgação dos nomes e imagens dos investigados se justifica por razões de interesse público. A divulgação desses nomes contribuirá para a localização do paradeiro de Max Donizetti e possibilitará  a identificação de testemunhas e vítimas de crimes ainda não esclarecidos, cometidos pelo grupo.