PCGO e FICCO desarticulam tráfico interestadual de drogas e bloqueiam R$ 3 milhões de investigados

A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Especial de Repressão a Narcóticos de Rio Verde – 8ª DRP, em uma operação conjunta com a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO/GO), deflagrou na última terça-feira (30), a Operação Mel Tóxico, visando desmantelar uma rede de tráfico interestadual de drogas. Foram cumpridos 12 mandados judiciais de busca e apreensão e prisão nos Estados de Goiás e no Mato Grosso, próximo à divisa Brasil/Bolívia.

As investigações tiveram início em fevereiro de 2024, após a prisão de um conhecido traficante pelo Genarc de Rio Verde, resultando na apreensão de aproximadamente duas quilogramas de skank (super maconha) e um quilo de pasta base de cocaína, transportados à época por um dos alvos da operação de hoje.

Foi apurado que o grupo criminoso, além de movimentar cifras milionárias em curto período de tempo, possui em sua composição indivíduos com extensas fichas criminais, já indiciados por crimes como tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, porte ilegal de arma de fogo, estelionato e adulteração de veículos. A maioria dos alvos da operação são de Rio Verde, além de uma mulher boliviana suspeita de ser a responsável pela parte financeira do grupo.

O objetivo da Força Integrada é fortalecer a união das forças de segurança pública federal e estadual, intensificando o enfrentamento e a desarticulação de organizações criminosas, principalmente no combate às facções criminosas, tráfico de drogas e armas, além de delitos como furto, roubo, receptação de cargas e valores, lavagem de dinheiro e demais crimes conexos.

A operação resultou na prisão de sete indivíduos, no bloqueio de R$ 4 milhões em bens, na apreensão de 5 quilos de cocaína, 4 armas de fogo e munições, e na apreensão de 3 veículos de luxo.