Nesta última terça-feira (5), a Polícia Civil deflagrou a “Operação Anônimo” em Niquelândia, na região Norte de Goiás, com o objetivo de desarticular um grupo responsável por disseminar publicações vexatórias, vídeos íntimos e fake news criminosas em grupos de mensagens locais. As investigações apontam que os responsáveis pelas publicações tinham como intuito comprometer reputações, sem qualquer benefício em troca.
De acordo com os dados levantados pela Polícia Civil, um dos investigados era o líder de um grupo de fofoca que compartilhava vídeos e notícias falsas sobre moradores da região. Na operação realizada nesta terça (5), foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, resultando na condução de uma pessoa para a lavratura de um procedimento policial. Além disso, o criador do grupo de fofocas foi encaminhado para a delegacia.
As acusações enfrentadas pelos envolvidos incluem associação criminosa, difamação, calúnia e divulgação de imagens e cenas íntimas em redes sociais sem o consentimento das vítimas. Essas práticas, além de serem moralmente condenáveis, também configuram crimes previstos na legislação brasileira.