Jalles é uma das empresas mais eficientes no Renovabio

A Jalles foi reconhecida com a premiação DATAGRO Green Excellency Awards, por ser a empresa com melhor fator de emissão na geração de Créditos de Descarbonização (CBIOs) no âmbito do RenovaBio, na categoria Etanol de Cana Centro-Sul.

A premiação foi realizada durante a 23ª Conferência Internacional DATAGRO sobre Açúcar e Etanol, ontem, 23/10, na cidade de São Paulo. Na ocasião foram reconhecidas as empresas mais eficientes na emissão de CBIOs, créditos que representam cada tonelada de CO2 que deixou de ser liberada na atmosfera no processo de produção, distribuição e consumo de combustível.

O critério de seleção do prêmio se baseou na metodologia de rating desenvolvida pela Benri Ratings que classifica as empresas mais eficientes na geração de CBIO pelo fator de emissão que pode ser lido em litros/CBIO. Na categoria Etanol de Cana Centro-Sul, 223 concorreram à premiação.

Aprovado por expressiva maioria no Congresso Nacional, sancionado na forma da Lei 13.576 em 2017, regulamentado e implementado a partir de meados de 2020, o RenovaBio é a Política Nacional de Biocombustíveis, tendo se consolidado como um dos maiores programas de descarbonização do mundo, com o objetivo de promover e expandir a produção de biocombustíveis fundamentada na previsibilidade e na sua sustentabilidade ambiental, econômica e social.

No mês de julho de 2023, o programa atingiu a marca de 100 milhões de créditos de descarbonização (CBIOs) emitidos, desde a primeira emissão desse ativo ambiental ocorrida em 20 de janeiro de 2020, de acordo com o balanço da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Isso significa que, desde o início da operacionalização do programa, já foram evitadas, contabilizadas e certificadas as emissões de 100 milhões de toneladas de CO2 equivalente para a atmosfera.