PF cumpre mandados em investigação de desvio de dinheiro e fraudes em licitações na Saúde de Porangatu

A Polícia Federal cumpre mandados em uma investigação que apura desvio de dinheiro e fraudes em licitações na Saúde em Porangatu, no norte goiano. Segundo a polícia, a investigação indicou que, durante as gestões municipais de 2012 a 2016 e 2020 a 2022, alguns laboratórios receberam verbas destinadas à saúde pública, gerida pelo município.

PF cumpre mandados em investigação de desvio de dinheiro e fraudes em licitações na Saúde de Porangatu — Foto: Divulgação/Polícia Federal

“O objeto dessas licitações seria a prestação de exames laboratoriais a pacientes internados em alguns hospitais da cidade”, explicou o delegado Rafael Valadares.

A Operação Laboratórios Premiados foi deflagrada nesta quinta-feira (16) e os mandados cumpridos foram de busca e apreensão. A polícia disse também que encontrou irregularidades nos processos licitatórios de contratação dos laboratórios envolvidos.

“O inquérito teve início a partir do encaminhamento de uma informação de um morador da cidade comunicando supostas fraudes em processos licitatórios. A Controladoria-Geral da União (CGU) identificou possíveis fraudes em várias licitações e contratos administrativos”, disse o delegado Rafael Valadares.

Os mandados estão sendo cumpridos em hospitais da cidade, na prefeitura e na Secretaria de Saúde. A investigação identificou movimentação atípica de um de sócios dessas empresas, tendo inclusive doações eleitorais nos supostos envolvidos gestores do município, segundo o delegado.

Investigação indicou que, durante as gestões municipais de 2012 a 2016 e 2020 a 2022, alguns laboratórios foram destinatários de verbas destinadas à saúde pública. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos na prefeitura, em hospitais e na Secretaria de Saúde. Participam da operação 40 policiais federais e seis servidores da Controladoria-Geral da União.

G1 GO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui