Povoado do Barreiro ganha asfalto após anos de espera

Finalmente, reivindicado há décadas e prometido por várias gestões, chegou ao Povoado Barreiro o tão sonhado asfalto. A Prefeitura de Goianésia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, deu início, ontem, 25 de outubro, à pavimentação asfáltica das vias internas da localidade, beneficiando moradores de toda a região e visitantes.

Embora o asfalto propriamente dito tenha chegado nesta terça-feira, o trabalho na localidade foi iniciado há duas semanas. “É que, apesar de o Barreiro ser um povoado pequeno, deu muito trabalho, devido à questão do sistema de água”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Gesmar José da Silva, o Calanguinho, que detalhou o serviço feito: “As mangueiras e a tubulação de água estavam muito superficiais, tivemos de rebaixar, aprofundar um pouco, para que pudesse passar o maquinário, sem risco de vazamentos.”

Depois dessa etapa, já na sexta-feira, 21, foi colocada a camada de impermeabilizante, material tecnicamente chamado de EAI, que serve para tratar a base. A impermeabilização do solo passou dois dias, sábado, 22, e domingo, 23, curando, mas as chuvas dessa segunda-feira, 24, fizeram Gesmar adiar o início da pavimentação para esta terça.

A realização do sonho dos moradores finalmente foi concretizado na manhã desta quarta, com o serviço supervisionado pelo secretário Gesmar.

“Passamos a primeira camada do asfalto. Mas, como o prefeito Leonardo Menezes, quer o serviço realmente bem feito, de alto nível, passamos a primeira camada ontem. Hoje faremos a segunda e última camada. E hoje mesmo já vão ser liberadas as vias asfaltadas em definitivo. Daí, a comunidade pode aproveitar e curtir um benefício que já esperava de fato havia muitos anos”, disse Gesmar.

Pavimentação acontecerá em todas as ruas do povoado – Crédito foto: Karen Fernandes

Estão sendo beneficiadas a rua principal, a de maior extensão, que vai da entrada do Barreiro até a saída para as duas regiões, do próprio Barreiro e da Vista Alegre; a entrada à direita, que passa na porta da capela da Igreja Católica; a entrada à esquerda, que vai para a Igreja Evangélica; e outra entrada logo em seguida, também à esquerda, que vai para o campo de futebol.

“Todas essas ruas estão sendo asfaltadas, atendendo aos moradores e beneficiando todas as casas dentro do povoado”, disse Gesmar Calanguinho, para quem não se pode medir a extensão do benefício pela quantidade de casas e de moradores do povoado.

“Muitas pessoas que moram próximas ao povoado, em chácaras, em sítios, ali em volta, participam da vida social do Barreiro e ficaram satisfeitas com esse benefício. Tem a questão das festas religiosas também. O asfalto no Barreiro é o resgate de um sonho antigo de todos”, considerou o secretário de Infraestrutura.

“E o prefeito Leonardo Menezes está sendo muito inteligente, ao atender essa reivindicação, que alcança não só os moradores, mas as pessoas que têm imóveis ali em volta e os visitantes também. Esse benefício gera repercussão positiva até na cidade de Goianésia. Quem tem ligação e conhece o Barreiro, e ficou sabendo que está asfaltando o Barreiro, se alegra, sabendo que a atual administração tem preocupação de atender esse anseio daquela comunidade, mesmo que seja um povoado pequeno”, encerrou Gesmar Calanguinho.

A pavimentação asfáltica é esperada por décadas pelos moradores do Povoado Barreiro. Crédito foto: Karen Fernandes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui