home Capa Jovens na gestão das escolas é tema de fórum em Pirenópolis

Jovens na gestão das escolas é tema de fórum em Pirenópolis

Com a expectativa de reunir mais de 600 estudantes e 120 profissionais da educação, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) e o Instituto Unibanco realizam nos dias 4 e 5 de outubro, em Pirenópolis, o 3º Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos sobre Gestão Escolar. O objetivo do encontro é promover o diálogo entre estudantes e gestores escolares para estimular a participação dos jovens na gestão de suas escolas, com foco na melhoria da aprendizagem.

O evento integra o programa Jovem de Futuro, desenvolvido pelo Instituto Unibanco em parceria com a Seduce e presente em 605 escolas de Ensino Médio do Estado. O programa quer melhorar o desempenho da Educação em Goiás por meio do aprimoramento contínuo da gestão escolar.

Durante o encontro os participantes vão discutir os principais desafios e fatores que dificultam a aprendizagem em sala de aula. Para tanto, serão formados grupos que farão atividades com base em um roteiro e o apoio de especialistas: os estudantes vão discutir sobre como potencializar a participação dos jovens na escola, e os gestores, sobre como viabilizar essa participação.

A programação segue o método de cartografia afetiva, que consiste na reflexão sobre os principais desafios a serem enfrentados a partir de uma representação gráfica de uma escola. Em um segundo momento, os participantes expressam suas visões sobre escola e gestão, utilizando diversas linguagens, como produção de cartazes, fanzines, vídeo, teatro e música.

Nunca me sonharam
Nas noites anteriores ao início dos Diálogos sobre Gestão Escolar, terça e quarta-feira (3 e 4/10), haverá uma exibição exclusiva do documentário Nunca me sonharam aos estudantes, gestores e técnicos da rede.

O filme traça um amplo panorama do Ensino Médio nas escolas públicas do Brasil sob diferentes pontos de vista, mas principalmente a partir dos estudantes. O longa é apresentado pelo Instituto Unibanco, produzido pela Maria Farinha Filmes (Muito Além do Peso, O Começo da Vida, entre outros) e dirigido por Cacau Rhoden. Foi filmado em mais de dez estados do Brasil, incluindo Goiás.

Edições
Essa é a terceira edição do Fórum Estadual de Agentes Jovens: Diálogos sobre Gestão Escolar em Goiás que até agora envolveu 1.800 estudantes. No ano passado esses encontros envolveram mais de 2.100 estudantes do Ensino Médio nos estados que mantêm parceria com o Instituto Unibanco.

“Em 2016, os eventos trouxeram muitos elementos elaborados pelos estudantes que contribuíram para o planejamento de ações da Secretaria de Educação. A novidade desta edição é que também incluímos a participação de gestores, dirigentes regionais e supervisores, para ampliar esse canal de diálogo com as juventudes e a participação dos estudantes no processo de ensino e aprendizagem”, explica Ricardo Henriques, superintendente do Instituto Unibanco.

Comunicação Setorial da Seduce

Livre de vírus. www.avast.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *